Kiwano

Mais uma fruta na estufa a ver como corre, para sementes contactem.

KINO OU KIWANO?

Qual dos nomes você daria a este fruto exótico, cuja origem tem sido indicada como sendo as regiões centro e sul do continente Africano? Kino ou Kiwano?Seu nome cientifico é Cucumis metuliferus. É parente próximo do Maxixe (Cucumis anguria), do Melão (Cucumis melo) e do Pepino (Cucumis sativus), todos pertencentes à família das Curcubitaceas.


Kino é como ele tem sido chamado no nosso mercado. Kiwano é como ele é conhecido no exterior, onde assume também outras denominações: pepino "chifrudo" africano, melão "chifrudo" africano ou melão gelatina (jelly melon).
Além do exotismo e da atração que exerce pela novidade, um outro fato chama a atenção sobre este fruto: o nome comum pelo qual tem ficado conhecido no nosso mercado. Se lá fora é chamado Kiwano, e assim é reconhecido, chamá-lo internamente de Kino cria uma dificuldade adicional, quando se busca identificá-lo. Uma busca na Internet pela palavra "kino" não leva a lugar algum. Há o risco,até, de passar próximo à família dos cítricos, que parece ter um indefinido representante com esse nome, em algum país de língua espanhola.
Porém, quando a busca é feita com a palavra "kiwano", todas as dúvidas se desfazem, e aparecerá uma enxurrada de informações esclarecedoras, a começar pelo seu nome cientifico, "Cucumis metuliferus", que é a base para a identificação e reconhecimento de suas características botânicas e propriedades.
A questão da denominação comercial dos produtos, em alguns casos, é complexa. Alem dos diferentes nomes pelos quais os produtos são conhecidos regionalmente, há também o propósito consciente dos produtores de introduzirem uma diferenciação, que serve de base para o marketing. Neste caso, a preservação do exotismo, do insólito, e do mistério podem ser a chave da exclusividade e do bom negócio. Esta situação de desinformação, todavia, não contribui para o esclarecimento público.
A norma de rotulagem obriga a informação do nome de venda do alimento. É o nome que indica a verdadeira natureza e as características do alimento. Aí vem novamente a pergunta: Kino ou Kiwano? Kino como alguns querem chamá-lo internamente, ou Kiwano como é conhecido internacionalmente? Se a denominação Kino for marca registrada, deveria vir acompanhada do nome cientifico, Cucumis metuliferus, do qual algumas informações podem ser obtidas nos seguintes endereços:


http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=3540 


Plantas envasadas (mais 10cm) - 5 euros -  disponível

40 sementes - 4 euros - disponível

Para fazer encomenda ou ter algum esclarecimento contacte-me para:

phisalisperuviana@gmail.com