Plantas diferentes na horta

Esta secção vem tenta oferecer algumas plantas que são difíceis de encontrar no mercado, espero que seja útil. Aceito recomendações.


CHUCHU



O chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos; também é conhecido como machucho, caiota (Açores) oupimpinela (ilha da Madeira). Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes). Em países latinos é conhecido como Chayote, enquanto em países de língua inglesa é conhecido por christophene, vegetable pear, mirliton, choko, starprecianté, citrayota, chow chow (India) or pear squash.
Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível).
Planta - 5 euros

_____________________

ESPARGOS


O cultivo de espargos pode ocorrer através de três métodos distintos:
  1. A sementeira directa;
  2. A transplantação de plântulas com 10 a 12 semanas;
  3. A plantação de coroas (conjunto de raízes) com 1 ano de idade.
É aconselhável e terá mais sucesso se plantar coroas com 1 ano de idade, pois o processo de plantação é muito mais simples. Trata-se de um método específico que se desdobra em 3 anos de cultivo:
O primeiro ano de cultivo: No primeiro ano do cultivo, ao contrário da alface, os espargos nunca devem ser colhidos e só devem ser realizadas operações culturais com vista a maximizar o desenvolvimento vegetativo da massa foliar, bem como tratamentos fitossanitários necessários para manter os espargos livres de pragas, doenças e infestantes.
O segundo ano de cultivo: No segundo ano de cultura, realizam-se operações culturais semelhantes às do primeiro ano, de modo a manter um bom desenvolvimento da cultura para que o sistema radicular se possa desenvolver e acumular reservas para o crescimento nos anos seguintes. Em alguns casos, a partir do segundo ano de cultivo, os espargos podem ser colhidos, pois os turiões, a parte comestível, também conhecida como caule aéreo, estão prontos a serem consumidos.
O terceiro ano de cultivo: No terceiro ano mantêm-se os cuidados com a cultura e inicia-se a colheita dos espargos, que pode ir até ao sétimo ou oitavo ano de cultura. Apesar dos espargos poderem alcançar mais de 7 ou 8 anos de produção contínua, a sua produção nos últimos anos vai diminuindo devido a problemas de doenças, pragas, infestantes e ainda o efeito que colheitas atrás de colheitas têm nas plantas, levando a uma diminuição da sua capacidade produtiva.

O PROCESSO DE PLANTAÇÃO DE ESPARGOS

Para plantar espargos correctamente no seu jardim, deve seguir criteriosamente os passos seguintes:
Escolher o local da plantação: Deve seleccionar um local onde nunca tenha plantado qualquer tipo de vegetal, de modo a reduzir a possibilidade de contaminação por fungos no solo. O terreno deve estar limpo de ervas daninhas, pois a existência destas pode sufocar o crescimento dos espargos.
Fertilizar o local da plantação com antecedência: É necessário adubar e estrumar atempadamente o local onde vai plantar os seus espargos para que a terra fique a mais fertilizada possível. Deve abrir um buraco de cerca de 20 centímetros de profundidade e fazer um camalhão abaixo do nível do solo. Em seguida, deve colocar as coroas nas valas espaçadas entre si a uma distância de 20 a 30 centímetros e afaste as valas à distância de 1,5 metros. Por último, deve cobrir as coroas com cerca de 5 centímetros de terra.
Cultivar os espargos: O espargo deve ser cultivado em solos profundos, bem drenados e com uma boa percentagem de areia. O pH do solo deve situar-se entre os 6,2 e os 6,7 e o fósforo e o potássio têm de ser introduzidos no solo antes da plantação dos espargos. Na Primavera (Março), deve adubar a planta com azoto e outros nutrientes e não se deve esquecer de adubar após a colheita (Maio/Junho) passados cerca de 3 meses, para a planta repor as reservas que foram consumidas.
Deixar o espargo repousar: O espargo é uma planta que se adapta a uma grande diversidade de climas, mas prefere climas temperados e suaves. Necessita de um período de repouso vegetativo de pelo menos 90 dias que, geralmente, coincide com o período do Inverno (baixas temperaturas).

A COLHEITA DE ESPARGOS

A colheita de espargos faz-se no terceiro ano da cultura, nomeadamente na Primavera, numa altura em que os turiões ainda estão jovens e com pouca fibra, pois quanto mais tarde for a colheita maior será o teor em fibras e, desta forma, mais rapidamente os espargos lenhificam e endurecem, fazendo com que o seu sabor fique mais amargo. Os turiões são colhidos com 18 a 25 cm de comprimento. Quando os turiões começam a ficar finos a colheita precisa de parar, para que não ocorra a exaustão do sistema radicular, o que pode causar a morte da planta no seu jardim.
O espargo é consumido principalmente ao natural, depois de cozido, em forma de sopas, saladas, conservas e em pó para sopa, tendo propriedades rejuvenescedoras, tónicas e diuréticas que trazem muitos benefícios à saúde. Uma alimentação com espargos garante uma excelente condição das artérias, da pele, das unhas, do cabelo, dos ossos, da vista, do estômago, do coração e do sistema nervoso e é por isso que o espargo é considerado um vegetal de luxo.
Encomenda
Plantas: 4 euros
Sementes: 40 - 3,5 euros

_____________________

MALAGUETA


Cuidados de Cultivo da Malagueta

Ao contrário da pimenta tradicional, a pimenta malagueta quando floresce mantém-se na terra durante vários anos, podendo transformar-se num pequeno arbusto.
Pode multiplicar as malaguetas através de uma vagem madura da planta, que se dá igualmente bem no jardim como num vaso.
A malagueta suporta muito bem o calor e os ambientes interiores, mantendo-se verde e produtiva durante todo o ano.
Temperatura adequada para esta planta:
A malagueta é uma planta que gosta de temperaturas elevadas. Pode facilmente ser cultivada em vaso e no inverno ser colocada em interior.
Encomenda
Plantas: 4 euros
Sementes: 40 - 3,5 euros
_____________________


Sem comentários: