Araça Amarelo




NOME INDIGENA: Araçá vem do tupi guarani e significa “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas persistentes que dão a aparência de olho no fruto. Os adjetivos indicam qualidade dos frutos Icica quer dizer “azedo” e Uma quer dizer “preto” por causa da coloração roxa enegrecida do fruto.

Origem: As 4 espécies de Araçás citadas acima, ocorrem no Brasil, o Araçá amarelo, Icica e Uma aparecem na floresta semidecidua (que perde as folhas no inverno) em toda a bacia do Rio Paraná e na Floresta Atlântica do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, e o Araçá do cerrado ocorre desde a Amazônia até o norte da Argentina, em varias formações florestais..

Características: São arbustos de médio porte, atingindo de 2 a 6 m de altura, com tronco de casca amarelada e descamante em placas finas, com copa arredondada e cheia. As folhas são simples, glabras (sem pelos) ou pilosas no caso do P. myrtoides e coriáceas (com consistência de couro), tem forma oblonga (mais longa que larga) com 5 a 13 cm de comprimento por 2 a 7 cm de largura, a depender da espécie, sendo a margem é levemente ondulada para o P. guineense; a base e o ápice podem ser obtusos ou arredondados. O pecíolo (haste ou suporte da folha) mede 1 cm de comprimento e a lamina pilosa (coberta de pelos) na face inferior  e glabra (sem pelos) no caso das espécies de P. cattlelianum e P. eugeniaefoli; geralmente contém 8 a 10 pares de nervuras laterais, uniformes e arqueadas para o ápice. As flores nascem solitárias ou em dicásios (grupos de três flores) nas axilas das folhas e são hermafroditas, de cálice (invólucro externo) com 5 sépalas oblongas (mais longa que larga) de 0,8 mm de comprimento e levemente tomentosas (coberta de lanugem). A corola (invólucro interno) tem 5 pétalas brancas, arredondadas com forma de concha.

Plantado no Sitio Frutas Raras em: O araçá amarelo e o Araçá-una foi plantado em setembro de 1.999, o Araçá do cerrado e do Campo foram plantados em novembro de 2.002, e o Araçá-icica foi plantado em janeiro de 2.003.

Dicas para cultivo: São plantas de crescimento rápido que resistem a geadas inferiores a 0 grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e até pedregoso, porém, deve ter boa fertilidade natural. A arvore inicia a frutificação a partir do 2ª ano para a maioria das espécies e a partir do 4ª ano no caso do Araçá-icica e araçá-una.

Mudas: As sementes são de cor castanho claro, riniformes (com forma de rim) e germinam em 30 a 60 dias, as mudas crescem rápido, se o substrato for rico em matéria orgânica. Depois de plantada a muda cresce em media 1 metro no primeiro ano.

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 4  x 4 m para o Araçá amarelo e do Cerrado e 6 x 6 m para o Araçá-icica e Araçá-una. Adicione a cova 300g de calcário e1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica bem curtida. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser (6litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

Usos: os frutos são consumidos in-natura, usados para fazer vários doces deliciosos. As arvores não devem faltar em reflorestamentos de preservação permanente, pois seus frutos alimentam diversas espécies de pássaros e outros animais e a madeira é de boa qualidade para obras internas.

Floração no sitio Frutas Raras: de outubro a Janeiro para os P. catllelianum e P. guinense) e de dezembro a fevereiro para o P. myrtoides e P. eigeniaefolia).  

Frutificação no sitio Frutas Raras: Os araçás amadurecem iniciando em setembro com algumas espécies, se revezando com outras espécies até o mês de março.
 
Fonte: http://frutasraras.sites.uol.com.br/psidiumcagme.htm


Plantas envasadas (mais 10cm) - 6 euros -  disponível

40 sementes - 3,5 euros - disponível

Para fazer encomenda ou ter algum esclarecimento contacte-me para:

phisalisperuviana@gmail.com