Pequenos Frutos



Os pequenos frutos são cada vez mais publicitados e procurados tanto pelas suas características visuais e medicinais como paliativas  desta forma e depois de muitas solicitações venho disponibilizar alguns dos pequenos frutos para que possam ter nos vossos quintais e varandas. 






Framboesa vermelha



O framboeseiro  é uma das plantas mais simples para se ter num pequeno jardim ou quintal.  Para se ter sucesso no  seu cultivo tem de se planear  bem a sua localização no  espaço  pois esta vai ditar  a quantidade de fruta que  se vai colher.

Disponibilizo plantas  - 4 euros/unid


 Framboesa Amarela


A framboesa amarela  é uma framboesa de Outono e que apresenta um sabor muito agradável sendo que no meu entender tem um paladar mais suave e menos intenso que a vermelha. 

Disponibilizo plantas  - 5 euros/unid

 Framboesa Tayberry



Tayberry Medana - Cruzamento entre framboesa e amora . Fruta como framboesa mas muito comprida de cor escura, excelente sabor doce. A colheita ocorre em Julho a planta é vigorosa e resistente tem espinhos mas pequenas, foi criada na Escócia na década de 60 do século XIX.


Disponibilizo plantas  - 6 euros/unid



Amora Preta - Trepadeira sem picos




A amora preta que apresento é bastante vigorosa e apresenta frutos de muito bom calibre sendo que apresentam igualmente uma boa doçura se cultivada em sol pleno. Esta variedade não apresenta espinhos. Inicialmente os frutos ficam vermelhos e depois é que ficam pretos sendo que só devem ser retirados assim que começam a ficar com um toque menos rígido.

Disponibilizo plantas  - 6 euros/unid

Morangos


É o pequeno fruto número em Portugal sendo que neste momento a produção portuguesa já consegue ser realizada 12 meses por ano. É uma planta muito fácil de ter em vaso e que frutifica com muita facilidade.

Disponibilizo plantas  - 1 euro/unid

Medronho
(Arbutos unedo)


O medronheiro (Arbutus unedo) é uma árvore frutífera e ornamental da família Ericaceae, também conhecida como meródios, ervedeiro, êrvedo ou êrvodo. É uma planta nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental podendo ser encontrada tão a norte como no oeste da França e Irlanda. O seu fruto é denominado medronho. Em Portugal, pode ser encontrado por todo o país, mas a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e Monchique.

Descrição

O medronheiro tem normalmente um crescimento do tipo arbustivo até uma altura de aproximadamente 5 metros com ramos erectos, que brotam do tronco a partir de 0,50 metros do solo e que são também bastante espaçados entre si.

A copa do medronheiro é arredondada com folhas persistentes de formato elíptico que assumem uma coloração verde-escura semelhante à do sobreiro, e também possuem um brilho ceroso na face superior.

As flores desta árvore da cor branca ou levemente rosadas são muito decorativas. Logo, ela é considerada uma planta ornamental. Além disso, o medronheiro produz frutos comestíveis, bastante apreciados sobretudo no sul de Portugal, onde são usados na produção de licores e aguardentes destiladas do tipo licor de medronho.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medronheiro
Disponibilizo plantas  - 5 euro/unid


Uvas crispas amarelas e vermelhas
(Ribes grossularia)




Nome científico ou latim: Ribes uva-crispa, Ribes grossularia
Família: Grossulariaceae.
Origem: Este groselha é do Oeste da Europa e da Ásia.

A groselha espinhosa (Ribes uva-crispa) é um arbusto de pequeno porte, de até 1,5 m.
Facilmente identificado pelos seus espinhos armados que vão frequentemente em pares ou trios.
Deixa silhueta, peludo simples, arredondadas ou em forma de coração, com a borda irregular.
Flores produzir uma cor entre o verde e o rosa em grupos de dois ou três.
Os frutos possuem o sabor agridoce.
Eles são ovais, branco, vermelho, amarelo ou verde. Predominantemente fruto amarelo com a pele peludo.
As diferentes variedades diferem umas das outras pelo tempo de maturação, sabor, cor, forma de frutos, tamanho e modo de consumo.
O paladar da groselha preta raramente é doce suficiente para consumir cru, por isso é comum usá-la na preparação de derivados diferentes.
Portanto, há variedades adequadas para o consumo cru como enxofre Precoce.
Com ele você pode fazer bolos, sorvetes, geleias e xaropes.
É adicionado ao pudins, saladas e chutneys.
Para preparar geleia groselha deve reunir bagas enquanto ainda tem uma luz verde, porque o seu teor de pectina diminui rapidamente quando atingir o ponto de maturidade.
A groselha madura tem uma pele dura perde cor com tratamento térmico.
Gooseberries também servir como um enfeite para a carne e peixe.
Mantém bem presente groselha uma a três semanas na geladeira, aconselhando não lavar até que esteja pronto para ser comido para evitar o excesso de água favorece o conteúdo do crescimento microbiano.
Eles também são adequados para o congelamento sujeitando-se a mantê-los por mais tempo.

GOOSEBERRY CULTURA


Luz:
Sol ou sombra parcial com humidade para groselhas crescimento.
Solo:
Solo fértil que mantém a humidade e boa drenagem.
Ele faz bem em groselha húmus.
PH do solo: 6-7
Plantação:
De preferência plantada no outono ou início da primavera antes do inicio do crescimento.

Distância de 1 m entre plantas e 2 metros entre ruas.
Irrigação:
Quer água suficiente, mas não encharcado.
Cuidados:
Precisa de fertilizante. Cuidado não é muito rica em fertilizantes nitrogenados porque ele se encaixa para arbustos que dão frutos.
Poda:
Podada o suficiente para permitir a circulação de ar (o fungo Oidium não como o ar) e de a maioria das frutas.

fonte: http://articulos.infojardin.com/Frutales/fichas/grosella-espinosa-grosellero-espinoso-uva-crespa.htm


Disponibilizo plantas  - 6 euro/unid



Continua

em actualização