Como fazer uma estufa

Pois é malta decidi partilhar alguma informação que encontrei à uns tempos quando eu próprio decidi construir a minha própria estufa.Façam a vossa própria estufa e lembrem-se que devem adaptar estas indicações à vossa realidade, espero que seja útil ;)




































Para quem não tem tempo e muito menos dinheiro a perder, e precisa construir uma estufa, optar pela simplicidade é sempre o melhor caminho. Por isso, a estufa modelo capela é a preferida por muitos produtores que querem proteger as plantas de bichos e da chuva, além de manter a temperatura ambiente mais elevada. Também pudera: utilizando a mão-de-obra de até cinco pessoas, em uma semana a estrutura fica pronta. Além disso, são necessários somente madeira, plástico, pregos e grampos, materiais fáceis de encontrar no mercado e até mesmo na propriedade.
O baixo custo, no entanto, é o maior atractivo deste modelo. Enquanto uma estrutura pré-fabricada é comercializada, em média, acima de 12 reais o metro quadrado, a estufa feita na propriedade pode ter esse preço reduzido pela metade. Segundo Luís António Augusto Gomes, da UFLA - Universidade Federal de Lavras, o ideal é utilizar o eucalipto, mais fácil de encontrar e mais barato. Não há necessidade de aplicar nenhuma substância na madeira para combater cupins e outros insectos, mas é preciso ter consciência de que a vida útil da estrutura varia de quatro a cinco anos. Madeira tratada só encarece e a durabilidade da estufa não aumenta tanto.
Em tempo: o nome deste modelo de estufa refere-se ao formato do telhado, que mais se parece com o de uma capela.
1
2

1. Laterais no sentido do vento
2. Esteios laterais e da porta fixados
3. Esteios centrais fixados
4. Estrutura da cobertura
5. Plásticos da cobertura colocados
6. Saia fixada ao redor da estufa
7. Cortinas pregadas e grampeadas
8. Porta e triângulos fixados

1) Escolha um terreno plano com boa drenagem para que a água escoe e não fique acumulada nas raízes das plantas. Demarque a área com 10 metros de largura por 40 metros de comprimento. Não ultrapasse 50 metros de comprimento para que a ventilação dentro da estufa não fique prejudicada. Para maior durabilidade do plástico, direccione a estufa de tal maneira que as laterais acompanhem o sentido dos ventos dominantes na região. Com uma cavadeira, faça buracos de 70 centímetros de profundidade por 35 centímetros de diâmetro no sentido longitudinal da estufa. São 21 covas em cada lado, a uma distância de dois metros uma da outra. Ao longo do centro da estufa, abra outros 21 buracos com as mesmas medidas das covas laterais.

2) Nas covas laterais você irá colocar esteios de 3,5 metros de comprimento por 18 centímetros de diâmetro. Para fixálos, compacte o solo, socando com um cabo de metal ou madeira. Observe que as laterais terão uma altura em torno de 2,8 metros. Alturas menores provocam maior aquecimento.
3) Nas covas centrais você irá pôr esteios de 5,25 metros de comprimento por 18 centímetros de diâmetro, que ficarão a uma altura em torno de 4,55 metros. Os esteios de madeira laterais e centrais ficam alinhados três a três.
4) Para a estrutura da cobertura, utilize peças de madeira de 5,5 metros de comprimento e oito centímetros de diâmetro. Elas deverão ser colocadas transversalmente, a partir de cada esteio lateral até o esteio central. Você vai precisar de peças com o mesmo diâmetro para a cumeeira. Como a madeira é roliça, faça um corte chanfrado nas pontas de cada pedaço para que seja possível apoiá-los e depois pregue-os. Utilize ripões nas laterais e nas duas partes frontais da estufa.

5) Para a cobertura, utilize uma bobina de filme de polietileno transparente aditivado anti-raios ultravioleta de 6 metros de largura por 100 metros de comprimento e 100 micra de espessura. Coloque o rolo sobre dois cavaletes. Amarre na ponta do plástico uma corda e jogue-a para o outro lado da estufa até cobri-la por seis metros. Enrole a extremidade do plástico em uma ripa de seis metros de comprimento e fixe com pregos no ripão. Do lado onde você colocou os cavaletes, corte o plástico, deixando sobrar 60 centímetros. Enrole também essa sobra em uma ripa e estique com bastante força. Repita esse procedimento até cobrir toda a extensão da cobertura, sobrepondo os pedaços de plástico, com um trespasse de cerca de 50 a 60 centímetros para que a estrutura fique bem vedada.
6) A saia que fica na parte de baixo da estufa evita a entrada de alguns bichos e respingos de água de chuva. Para fazê-la, prenda entre os esteios laterais um arame tamanho 12 a 50 centímetros de altura do solo. Dobre o plástico sobre ele como se fosse colocar um lençol em um varal, deixando uma sobra para ser enterrada a 20 centímetros de pro- fundidade. Faça a mesma coisa na parte da frente e de trás da estufa.
7) As cortinas nas laterais da estufa devem ser feitas com polietileno transparente aditivado anti-raios ultravioleta de 2,20 metros de largura por 200 metros de comprimento e 100 micra de espessura. Grampeie o plástico em ripas e pregue nos ripões, deixando a cortina encostar no solo. Faça pequenos ganchos com arame no centro de cada divisão lateral da estufa para poder abrir as cortinas sempre que desejar. Nas quatro extremidades da estrutura coloque uma fita plástica de 30 centímetros para vedar bem.
8) Para cobrir as duas partes frontais da estufa, que ficam acima dos ripões, recorte o plástico do tamanho dos triângulos retângulos formados na cobertura. Pregue no caibro transversal, unindo ao plástico do teto. A porta da estufa deve ter dois metros de altura por um de comprimento. Para fazê-la, finque a 50 centímetros de profundidade um caibro de 3,30 metros de comprimento a um metro de largura do esteio central. Assim como as laterais, esta peça terá 2,80 metros de comprimento que ficará visível. Coloque nela dois ganchos móveis para que a porta se feche. No esteio central ponha três dobradiças para permitir a abertura da porta. Faça uma moldura de madeira encapada com plástico de forma que ela ocupe toda a extensão desse retângulo.


DICA - recomendo que para os pilares comprem madeira tratada, pois irá durar muito mais tempo, força e boa construção se necessitarem de dicas contactem-me.